sábado, 6 de dezembro de 2014

O QUE É ELETROMECÂNICA?

          


 Introdução


      Surgiu, na década de 1960, o conceito de eletromecânica, no entanto, só na década de 1970, com a finalidade de formar técnicos para atuarem na área de manutenção elétrica e mecânica da Rede Ferroviária Federal – REFESA, foi criado, no Brasil, o primeiro curso técnico em eletromecânica no Colégio Técnico da Rede ferroviária Federal.

  Hoje, a área de eletromecânica é fundamental no desenvolvimento industrial, pois está presente, de forma funcional, em todas as fases do processo produtivo. Por outro lado, as tecnologias eletromecânicas estão presentes no cotidiano de todas as pessoas. Pode-se citar, como exemplos de mecanismos eletromecânicos, as máquinas de lavar, máquinas frigoríficas, secadores de cabelo, motores dos ventiladores, comutadores, relés, interruptores, etc.  Assim é uma área que demanda permanente atualização e apresenta uma crescente exigência de trabalhadores qualificados.

     O curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Federal -   Câmpus Timon, pretende atender a demanda do mercado de trabalho atual e a descentralização da atividade produtiva apoiada na flexibilidade da produção e dos novos padrões de uso do trabalho, determinando a necessidade de um técnico generalista, capaz de atuar eficazmente em diversas áreas do seu campo de atuação profissional.


     Neste contexto global destacam-se vários campos de trabalho, tais como: concessionárias de energia elétrica, empresas de eletrificação rural, empresas eletromecânicas, empresas montadoras de instalações industriais; indústrias do setor de rochas, indústria do setor de máquinas, indústrias do setor alimentício, indústrias metalúrgicas; indústrias de materiais e equipamentos elétricos; indústria da cadeia produtiva de petróleo e gás natural dentre outras.

     Aptidões desejáveis

    São necessários sólidos conhecimentos das ciências básicas e dos aspectos relacionados ao desempenho de habilitação nos sistemas produtivos, como também criatividade, disciplina e senso de qualidade; liderança, multifuncionalidade, capacidade de trabalhar em equipe e espírito empreendedor. Especificamente, o indivíduo deve ter interesses por atividades eletromecânicas, visão espacial e habilidade manual; habilidade para cálculo e para relacionar (raciocínio); habilidade para interpretar os fenômenos físicos, esquemas, textos e funcionamento de máquinas, devido a versatilidade emanada dos pilares deste curso: Mecânica e Elétrica

      Áreas de atuação profissional

   
   A atuação desse profissional norteia as áreas de projeto, produção, operação e manutenção de instalações eletromecânicas industriais, comerciais e prediais, o que lhe possibilita a contratação em variados tipos de empresas pequenas, médias e grandes, ou, então, viés muito comum, optar pela iniciativa empreendedora empresarial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário